Em 1980, ao retornar de um curso de especialização de um ano em Coluna Vertebral em Bolonha, na Itália, dei início ao atendimento clínico e cirúrgico na área de coluna vertebral. Em 1982, fundei uma clínica especializada nesse campo, que, após dois anos, evoluiu para o Instituto da Coluna Vertebral.
Inicialmente, a clínica teve sua sede em diversos endereços no bairro Funcionários. No ano de 1990, mudamos para a nossa sede própria na Avenida Francisco Santos.
O Instituto da Coluna Vertebral tem se dedicado a atender todas as nuances e complexidades relacionadas à coluna vertebral. Nossa equipe contribuiu com teses de mestrado e doutorado na UFMG, focando especialmente em fraturas da coluna.
No decorrer dos anos, continuei meus estudos e me tornei professor na Faculdade de Ciências Médicas, onde lecionei por décadas. Além disso, criei o Grupo de Coluna Vertebral da Santa Casa de BH, onde atuo como chefe e formei 40 especialistas em coluna.
Tive a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos por meio de quatro cursos no exterior, três nos EUA e um na Alemanha. Nossa clientela, em sua maioria, com indicação cirúrgica, sempre foi atendida em diversos hospitais de Belo Horizonte.
Nosso foco principal tem sido o tratamento das deformidades da coluna vertebral, incluindo Escoliose e Cifose. Nos últimos 10 anos, desenvolvemos diversas inovações cirúrgicas, resultando em 10 publicações cirúrgicas, sendo quatro delas em publicações internacionais. Apresentamos nossos avanços em congressos no Brasil e no exterior, incluindo Canadá, Polônia e Austrália.
Sem dúvida, mantemos nosso foco intenso nas deformidades da coluna. Atualmente, estamos finalizando três trabalhos científicos sobre inovações que em breve serão publicadas. Entre essas inovações, destacamos: 1) Fixação Múltipla no tratamento da Escoliose Idiopática, 2) Uso de Parafusos Convergentes ou Divergentes na correção do plano sagital da coluna (Hipercifose e Hiperlordose) e 3) Uma Nova Ferramenta para mensurar o plano coronal da coluna.
Além disso, desenvolvemos uma nova classificação da coluna para pacientes com Escoliose Idiopática, chamada de “Classificação Tridimensional.” Nosso compromisso é continuar focando nas deformidades da coluna, utilizando esses novos princípios que introduzimos, e acompanhando e publicando os resultados que têm demonstrado excelentes resultados em nossos pacientes.
© Desenvolvido por www.aplanex.com